Coordenador : Thais Klein de Angelis
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388988.2206.377328.15022023
Departamento/Setor: RPS
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Discentes e profissionais do campo das ciências humanas e da saúde. Divulgação científica para a população em geral interessada no tema.
Local de atuação: Curo - Centro Universitário de Rio das Ostas
Objetivo
Objetivo Geral: Pesquisar, debater e divulgar autores que colaboram para o processo de refundação e decolonização episetemológica sobretudo no campo das ciências sociais e da psicologia. Objetivos específicos: 1. Promover reuniões mensais com o coletivo de estudo para discussão de textos 2. Organizar encontros online públicos de divulgação e debates dos textos abordados pelo coletivo 3. Produzir trabalhos e artigos científicos para a apresentação, pelos membros do coletivo, em eventos acadêmicos.
Resumo
O projeto de extensão Abrindo os caminhos hoje para reescrever o pensamento de ontem: por uma epistemologia decolonial implica na criação de um coletivo de estudos sob a coordenação da professora Thais Klein do Departamento de Psicologia/UFF-CURO. O objetivo principal consiste em promover a leitura, discussão e divulgação de autores que propõem um deslocamento do pensamento eurocêntrico, branco e heteronormativo e abrem caminho para a constituição de uma epistemologia decolonial. O coletivo será composto por alunos de graduação do Centro Universitário de Rio das Ostras (CURO) e aberto para profissionais ou membros da sociedade. As ações ocorrerão a partir de dois dispositivos. O primeiro implica em reuniões mensais presenciais no campus do CURO para leitura e discussão de autores que fornecem subsídios para a construção de uma epistemologia decolonial. Em um segundo momento, serão promovidos encontros online (lives), através de uma conta criada no Instagram pelos integrantes do coletivo, para divulgação e ampliação da discussão em outros contextos e para a sociedade de uma maneira geral.